O Projeto

Koellreutter 100 Anos: Música, ensino e memória

A Fundação Koellreutter, com apoio do Instituto Itaú Cultural, celebra o centenário do compositor e educador H. J. Koellreutter com o Projeto Koellreutter 100 Anos: Música, Ensino e Memória. Este projeto teve como eixo central a organização do Acervo Koellreutter e possuiu três linhas de ações: 1) higienizar, organizar, catalogar e digitalizar o acervo do compositor, disponibilizando em website bilíngue na internet; 2) criar uma sala de pesquisa para abrigar o acervo e a biblioteca do compositor destinada a funcionar como um espaço de reflexão e produção de conhecimento musical; e 3) lançar em formato digital obras musicais e livros para serem baixados gratuitamente.

Todo o trabalho de H. J. Koellreutter teve como base reflexões profundas em torno das práticas musicais, sejam elas voltadas para a criação, o ensino, a produção de conhecimento científico e a performance. A sua produção evidenciada no acervo representa um conjunto documental dos mais significativos para a história da música brasileira. Nessa perspectiva, o presente projeto busca tornar esse corpus acessível para a comunidade acadêmica nacional e internacional, inserindo o Acervo Koellreutter no mapa dos espaços destinados à produção de conhecimento musical.

Neste projeto, o nome de Koellreutter foi gravitado pelas noções de “ensino”, “música” e “memória”, norteadoras das nossas ações, sejam elas de organização ou de produção de conteúdo. O ensino e sua relação com a criação musical perpassam toda a organização do acervo. No âmbito das novas produções, selecionamos algumas obras musicais que foram editadas ou reeditadas em versões digitais. Os livros de Koellreutter aqui apresentados ganharam novos prefácios escritos por seus ex-alunos e com a organização do acervo, nossa intenção é ampliar essas publicações.

Entendemos que um dos maiores legados de H. J. Koellreutter foi plantado em seus alunos e discípulos. O próprio acervo é repleto de indícios que apontam Koellreutter como um grande eixo de influência, sobretudo demonstrado na forma carinhosa com que seus alunos lhe tratavam. Dessa forma, foi de especial importância trazer para o projeto os depoimentos e a memória desses admiráveis indivíduos, buscando evidenciar o raio de influência de Koellreutter nos mais diversos espectros da atividade musical.

O acervo

O Acervo Koellreutter é formado por um conjunto diversificado e complexo de tipos documentais. A Fundação Koellreutter, desde a sua criação, empreendeu várias iniciativas de organização do seu acervo. Foram ações necessárias que possibilitaram a listagem das doações recebidas até então. No entanto, essa organização não estava devidamente descrita em um banco de dados acessível e apenas parte da biblioteca do compositor estava catalogada. Da mesma forma, a sala utilizada para a guarda do acervo era compartilhada com a administração da Fundação e possuía um tamanho insuficiente para receber pesquisadores. A criação da sala de pesquisa para receber o acervo implicou na mudança deste para um espaço maior com infraestrutura adequada à pesquisa.

A equipe do projeto realizou visitas técnicas em importantes acervos musicais da região sudeste, buscando estabelecer um diálogo e um constante aperfeiçoamento em torno dos processos de tratamento do acervo. O projeto contou com uma equipe qualificada nas mais diversas áreas do conhecimento e o apoio técnico fundamental do LABDOC – Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental da Universidade Federal de São João del-Rei.

O acervo Koellreutter é composto por um conjunto de tipos documentais referentes aos aspectos da vida profissional, artística e pessoal do compositor. A maior parte da documentação catalogada do acervo está relacionada às atividades acadêmicas de Koellreutter, no qual encontram-se correspondências, planos de aula, discursos, certificados, documentos administrativos e materiais de estudo. O acervo também tem em sua guarda jornais, revistas, panfletos de divulgação de concertos e uma notável biblioteca pessoal. As obras musicais autorais do compositor conferem caráter singular ao conjunto documental, que possui partituras originais, manuscritos, obras editadas e publicadas. Os documentos relativos à vida pessoal do professor incluem principalmente fotografias, correspondências, manuscritos, laudos médicos, boletins escolares, entre outros.

Em todos os documentos foi feita uma desinfestação preventiva realizada mediante a exposição dos documentos em atmosfera modificada com nitrogênio, em câmara de gás própria. Nessa etapa, quaisquer insetos são eliminados. Na sequência, foi realizada uma higienização manual, folha por folha, utilizando trinchas e outras ferramentas (removedor de grampos, dobradeira de polietileno), a fim de eliminar dos documentos sujidades, as quais são responsáveis por acelerar a degradação do papel por acidez. Nessa fase do processo, também foram eliminados fitas adesivas, metais e grampos que causam danos por acidez e ferrugem.

02_400
02_400

A descrição dos documentos foi realizada com base na “Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística” – ISAD. No primeiro momento, foi realizada uma breve triagem para a identificação geral dos documentos. Reconhecidos os principais grupos documentais, iniciou-se o intenso processo de descrição, em que foram observadas características sobre o suporte, estado, âmbito e conteúdo de cada documento. A terceira etapa priorizou o estudo das possibilidades de organização do acervo, compreendendo as informações obtidas a partir da descrição, bem como evidenciando a trajetória do professor e compositor Koellreutter. Portanto, o arranjo idealizado pela organização do acervo busca destacar a atuação de Koellreutter como músico e educador.

Para o processo de acondicionamento, os documentos foram envelopados em papel neutro Filifold Documenta cor palha. Todos os documentos foram guardados em caixas polionda de dois tamanhos diferentes em cor neutra.

Os documentos textuais e iconográficos foram digitalizados utilizando dois processos distintos. Um deles foi através de fotografia realizada com uma câmera Nikon 7100 acoplada a uma mesa estativa iluminada artificialmente. Outro processo utilizou um scanner A3. Em ambos os casos as imagens foram tratadas em software específico para esse fim. Os documentos audiovisuais foram digitalizados em procedimentos padrão: toca discos, aparelhos de fitas cassetes e de VHS transmitindo informação analógica digitalizada através de um computador.

O arranjo do acervo ficou estruturado da seguinte forma:

SÉRIE 1 – Documentos pessoais e administrativos

Formada por documentos relacionados à vida pessoal de Koellreutter incluindo documentos de seu período escolar, contratos, condecorações e textos biográficos e autobiográficos.

SÉRIE 2 – Koellreutter educador

Reúne os documentos relacionados às atividades docentes de Koellreutter. Possui planos de aula, programas de rádio, palestras, rascunhos e os materiais de consulta e didáticos utilizados por Koellreutter em suas atividades como educador; também compreende os trabalhos de seus alunos e outros autores.

SÉRIE 3 – Koellreutter compositor

Formada pelas obras musicais autorais de H. J. Koellreutter, bem como suas anotações, roteiros e estudos para as composições. Cada subsérie corresponde a uma obra com suas partituras, sejam originais, cópias manuscritas, publicadas ou textos com estudos para composição das peças.

SÉRIE 4 – Programas de concerto, panfletos, cartazes e similares

Reúne programas, cartazes e folders que divulgam concertos musicais, atividades culturais e acadêmicas, em que Koellreutter participou seja como compositor, músico, docente ou organizador. Há também materiais de divulgação que não estão diretamente relacionados ao compositor.

SÉRIE 5 – Música Viva

Conjunto de textos diversos acerca deste importante movimento na trajetória de Koellreutter.

SÉRIE 6 – Correspondências

Reúne um conjunto de correspondências organizadas em nove subséries, composto por cartas, bilhetes, convites, enviados e recebidos. Destacando-se as correspondências entre Koellreutter e algumas personalidades como Juan Carlos Paz e Satochi Tanaka.

SÉRIE 7 – Coleção bibliográfica

Aqui estão presentes a biblioteca do compositor formada por livros, partituras, revistas e artigos de jornais. Nesta coleção estão presentes também algumas obras originais manuscritas e/ou copiadas de alguns de seus ex-alunos como Guerra-Peixe, Cláudio Santoro, Eunice Katunda, entre outros.

SÉRIE 8 – Audiovisual

Conjunto de discos de vinil, fitas VHS, CDs e outras mídias. Reúne tanto gravações comerciais, quanto produções não comerciais contendo palestras, aulas, programas de rádio e material para aulas, estudo e composição.

SÉRIE 9 – Iconografia

Série formada por fotografias, cartões postais, desenhos e imagens diversas.

SÉRIE 10 – Margarita Schack

Conjunto documental diversificado da cantora Margarita Schack.

SÉRIE 11 – Avulsos

Reúne documentos que não se encaixaram nas demais séries ou que não puderam ser adequadamente identificados. Os documentos que possuem algum tipo de intervenção feita por Koellreutter foram separados em uma subsérie.

Coleção Objetos Koellreutter 

Um organograma do acervo pode ser visualizado aqui: Clique aqui para ir ao Acervo

Os documentos foram catalogados no software Arquivo BR desenvolvido especialmente para acervos pela empresa Bertholdo.

Com este projeto, demos um passo inicial na organização do acervo de H. J. Koellreutter. Como foi dito, trata-se de um conjunto documental complexo, com textos em pelo menos seis idiomas e muitos manuscritos ininteligíveis. Muitos documentos ainda carecem de uma descrição mais refinada, algo que só será possível com a colaboração das inúmeras pessoas que trabalharam com o compositor. A angústia inicial ao tentar desvendar alguns documentos, aparentemente dispersos, foi sendo substituída pela compreensão de que muitas das nossas perguntas só poderão ser respondidas com o tempo e o mergulho necessário dos pesquisadores no acervo.

Equipe:

    Coordenação Geral e Idealização:
  • Dr. Marcos Edson Cardoso Filho
    Curadoria Artística e consultoria:
  • Dr. Carlos Kater
    Coordenação Técnica:
  • Dra. Regina Helena Alves da Silva

  • Consultor em Musicologia:
  • Dr. Modesto Flávio Fonseca

  • Consultoria em Ciência da Informação:
  • Ms. Cláudia Resende

  • Coordenação do Acervo:
  • Caroline Marques da Silva
  • Juliana Soares de Resende Santos

  • Técnico em Restauração, Higienização e Acondicionamento:
  • Ms. Saul Ferdinando de Oliveira Carvalho

  • Técnico em Digitalização:
  • Everton Tirado

  • Digitalização e Edição Audiovisual e sonora:
  • Marcos Edson Cardoso Filho

  • Equipe de Higienização, Catalogação e Digitalização:
  • Carolina Bassi Simoni
  • Caroline Marques da Silva
  • Elimar Cosme do Espírito Santo
  • Juliana Soares de Resende Santos
  • Kamila Nunes da Silva
  • Marcos Edson Cardoso Filho
  • Marina Rocha Guilarduci

  • Programação Visual:
  • Tom Valadares

  • Consultor em Alemão:
  • Dr. Iura de Resende Ferreira Sobrinho

  • Tradutor para o inglês:
  • Dr. Guilherme Caldeira Loss Vincens

  • Editorial, Textos e Depoimentos:
  • Marcos Edson Cardoso Filho

  • Revisão Musicológica:
  • Dr. Rogério Constante

  • Edição de Partituras:
  • Simonne Fonseca

  • Assistente Executivo:
  • Márcio Teixeira Saldanha

  • Equipe de Infra-estrutura:
  • Fábio Chaves
  • Paulo Marcio
  • Xexéu

  • Agradecimentos especiais:
  • Ana Cláudia Assis e Edite Rocha (UFMG — Acervo Curt Lange)
  • Andre Guerra Cotta (UFF)
  • Bia Paes Leme e Fernando Krieger (Instituto Moreira Sales)
  • Eduardo Lara Coelho (LABDOC – UFSJ)
  • Elisabete Marin Ribas (Instituto de Estudos Brasileiros – USP)
  • Fernando Lacerda
  • Glaucy Tudda e Laercio Menezes da Silva (Instituto Itaú Cultural)
  • Ivan Vellasco (DECIS - LABDOC – UFSJ)
  • Josiane Nogueira (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - UFSJ)
  • Marcelo Pereira (UFSJ)
  • Marcus Wolff (Unirio)
  • Miriam Elizabeth Cardoso
  • Nichola Dittrich Viggiano (DMUSI - UFSJ)
  • Paulo Castagna (Unesp)
  • Paulo Cesar dos Santos (DIBIB – UFSJ)
  • Reginaldo Coimbra Vieira (Nead – UFSJ)
  • Roseli K. Shiroma (UFSJ)
  • Saloméa Gandelman (Unirio)
  • Vilma Carvalho de Souza (Biblioteca da FAFICH - UFMG)
  • Ubirajara Cesário (NTINF - UFSJ)

Koellreutter 100 Years: Music, Education and Memory

The Koellreutter Foundation, supported by Itaú Cultural Institute, celebrates the centenary of the composer and educator H. J. Koellreutter with the Project Koellreutter 100 Years: Music, Education and Memory. The Project’s central axis was the organization of the Koellreutter archives by means of these three lines of action: 1) to clean, organize, catalog and digitalize the composer’s archive, making it available on a bilingual website on the internet; 2) to create a research room to host the archive and the composer’s library, destined to function as a space for reflection and production of musical knowledge; and 3) to release musical works and books in digital format to be freely downloaded.

All the work of H. J. Koellreutter was based on profound reflections on the musical practices, related to creation, education, scientific knowledge and performance. His production is evident in his achives and represent one of the most significant sets of documents in the history of brazilian music. In this perspective, the present project intends to make this materials available to the national and international academic comunity, putting the Koellreutter Archive in the map of spaces destined to the production of musical knowledge.

In this Project, Koellreutter’s name was gravitated by the notions of education, music and memory, as guides for the actions, in either organization and production of content. Education and its relation to musical creation perpass all the organization of the archives. In the scope of new productions, we selected some Works that were edited or re-edited in digital versions. The books by Koellreutter presented here gained new prefaces written by former students and, with the organization of the archives, our intent it to increase the number of publications.

We understand that one of H. J. Koellreutter’s greatest legacies was planted in his students and disciples. The archive itself shows many evidences which shows that Koellreutter was a powerful influence, demonstrated, above of all, in the caring manner he was treated by his students. Therefore, it was specially important to bring to the Project, the testimonials and the memory of these admirable individuals, aiming to evidentiate the influence of Koellreutter in a diverse spectrum of musical activities.

The Archives

The Koellreutter Archives are a complex set of different types of documents. The Koellreutter Foundation, since its creation, has had a few first attempts at organizing the archives. This was a necessary step and enabled the listing of the donations received at the moment. However, this organization was not described in a data base and only part of the composer’s library was cataloged. In addition to that, the room that was used for hosting the archives was shared with the admnistration of the Foundation and was not big enough to receive researchers. The creation of a research room to host the archives implied in moving the materials to a larger space suitable to research.

The research team realized technical visits to important musical archives in southeast Brazil, searching to estabilish a dialog and a constant improvement of the process of treatment of the archives. The project received support from a multidisciplinar team in many fields of knowledge and the fundamental technical support of LABDOC – Laboratório de Conservação e Pesquisa Documental da Universidade Federal de São João del-Rei (Conservation and documental Research Laboratory of UFSJ)

The Koellreutter Archives contain a set of document types referring to the composer’s professional, artistic and personal life. The largest part of the douments cataloged refer to Koellreutter’s academic activities, in which there are letters, class plans, speeches, certificates, admnistration documents and study materials. The archives also include newspapers, magazines, flyers of concerts and a notable personal library. The musical works written by the composer offer singularity to the set of documents, which include original scores, manuscripts, edited and published works. The documents relating to the personal life of the professor include mainly photographs, letters, manuscripts, medical reports, school reports, among others.

In all documents, a preventive disinfestation was conducted by exposing the materials to a nytrogen rich atmosphere, in a gas chamber. During this stage, any insect contamination is eliminated. Following, a manual hygienization was done, sheet by sheet, using brushes and other tools (staple removers, polyethylene folders), in order to eleminate dirt, which is responsible for accelerating the degradation of the paper by acidity. In this phase of the process, adhesive tapes, metals and staples were also eliminated, as they cause damage by acidity and rust.

02_400
02_400

The description of the documents was realized based on the “International Standard of Archive Description“ – ISAD. On a first moment, a brief screening for the general identification of the documents was conducted. After the main groups of documents were recognized, the intense process of description began, when characteristics about the state, the suport, the range and the content of each document were described. The third stage priorized the study of possibilities of organization for the archive, understanding the information obtained from the description, as well as evidentiating the trajectory of the professor and composer Koellreutter. Therefore, the arrangement idealized by the organization of the archive seeks to highlight the activity of Koellreutter as musician and educator.

For the process of packaging, the documents were put in envelopes of Filifold Documenta neutral paper in beige color. All the documents were stored in polinda boxes of two sizes in neutral color.

The textual and iconographic documents were digitalized using two distinct procedures. One of them was through photography realized with a Nikon 7100 camera attached to an artificially iluminated shooting table. Another procedure used a A3 scanner. In both cases the images were treated in an specific software. The audiovisual documents were digitalized in standard procedures: table turn, K7 and VHS tapes transmitting analog data and digitalized in a computer.

The arrangement of the archive was structured as follows:

SERIES 1 – Personal and Admnistration Documents

Contains documents related to Koellreutter’s personal life, including documents of his school days, contratcs, condecorations and biographical and autobiographical texts.

SERIES 2 – Koellreutter Educator

Gathers documents related to Koellreutter’s teaching activities. Includes class plans, radio programs, lectures, drafts, and reference and pedagogical materials, used by him in his activities as educator; also includes works by his students and other authors.

SERIES 3 – Koellreutter Composer

Formed by musical works written by H. J. Koellreutter, as well as his notes, scripts and studies for the compositions. Each subseries corresponds to a work with its scores, in original, manuscripts or published formats or texts with studies for the composition of works.

SERIES 4 – Concert Programs, Flyers, Posters and Similar Materials

Gathers programs, posters, folders that advertised musical concerts, cultural and academic activities in which Koellreutter participated as composer, musician, teacher or organizer. There are also materials that are not directly related to the composer.

SERIES 5 – Musica Viva

Set of diverse texts around this importante movement on Koellreutter’s trajectory.

SERIES 6 – Correspondences

Gathers a set of correspondences organized in nine subseries, including letters, notes, invitations, sent and received. Correspondences between Koellreutter and personalities like Juan Carlos Paz and Satochi Tanaka are highlights of this series.

SERIES 7 – Bibliographical Collection

Here is the composer’s library formed by books, scores, magazines and newspaper articles. In the this collection is also some original works manuscript or copied from some of his former students such as Guerra-Peixe, Cláudio Santoro, Eunice Katunda, among others.

SERIES 8 – Audiovisual

Set of vynil records, VHS tapes, CDs and other medias. It contains comercial recordings as well as non comercial ones, containing lectures, classes, radio programs and materials for class, study and composition.

SERIES 9 – Iconography

Series formed by Photographies, postcards, drawings and other diverse images.

SERIES 10 – Margarita Schack

Singer Margarita Schack’s diversified documental set.

SERIES 11 – Extras

Gathers documents that didn’t fit in any of the other series or that couldn’t be identified. The documents that have any type of interverntion by Koellreutter were separated in a subséries.

An organization chart of the archives can be visualised here: Click here to go to archives

The documents were cataloged in the software Arquivo BR, specially developed for archives by the firm Bertholdo.

With this project, we gave an initial step in the organization of the H. J. Koellreutter’s archives. As we said, it is a complex documental set, with texts in at least six languages and many incomprehensible manuscripts. Many documents still need a more refined description, something that will only be possible with the collaboration of the several people who worked with the composer. The initial anxiety in trying to decipher some documents, aparently disconnected, was slowly replaced by the understanding that many of our questions will only be answered with time and the necessary dive of the researchers in the archives.

Team:

    General Coordination and Idealization:
  • Dr. Marcos Edson Cardoso Filho

  • Artistic Curator and Consultant:
  • Dr. Carlos Kater

  • Technical Coordination:
  • Dra. Regina Helena Alves da Silva

  • Musicology Consultant:
  • Dr. Modesto Flávio Fonseca

  • Information Sciences Consultant:
  • Ms. Cláudia Resende

  • Archive Coordination:
  • Caroline Marques da Silva
  • Juliana Soares de Resende Santos

  • Technician in Restauration, Hygienization and Storing:
  • Ms. Saul Ferdinando de Oliveira Carvalho

  • Technician in Digitalization:
  • Everton Tirado

  • Hygienization, Cataloging and Digitalization Team:
  • Carolina Bassi Simoni
  • Caroline Marques da Silva
  • Elimar Cosme do Espírito Santo
  • Juliana Soares de Resende Santos
  • Kamila Nunes da Silva
  • Marcos Edson Cardoso Filho
  • Marina Rocha Guilarduci

  • Visual Programming:
  • Tom Valadares

  • German Consultant:
  • Dr. Iura de Resende Ferreira Sobrinho

  • Translator to English:
  • Dr. Guilherme Caldeira Loss Vincens

  • Editorial, Texts e Testimonials:
  • Marcos Edson Cardoso Filho

  • Musicological Revision:
  • Dr. Rogério Constante

  • Score Editing:
  • Simonne Fonseca

  • Executive Assistant:
  • Márcio Teixeira Saldanha

  • Infrastruture Team:
  • Fábio Chaves
  • Paulo Marcio
  • Xexéu

  • Special Thanks:
  • Ana Cláudia Assis e Edite Rocha (UFMG — Acervo Curt Lange)
  • Andre Guerra Cotta (UFF)
  • Bia Paes Leme e Fernando Krieger (Instituto Moreira Sales)
  • Eduardo Lara Coelho (LABDOC – UFSJ)
  • Elisabete Marin Ribas (Instituto de Estudos Brasileiros – USP)
  • Fernando Lacerda
  • Glaucy Tudda e Laercio Menezes da Silva (Instituto Itaú Cultural)
  • Ivan Vellasco (DECIS - LABDOC – UFSJ)
  • Josiane Nogueira (Pró-reitoria de Assuntos Estudantis - UFSJ)
  • Marcelo Pereira (UFSJ)
  • Marcus Wolff (Unirio)
  • Miriam Elizabeth Cardoso
  • Nichola Dittrich Viggiano (DMUSI - UFSJ)
  • Paulo Castagna (Unesp)
  • Paulo Cesar dos Santos (DIBIB – UFSJ)
  • Reginaldo Coimbra Vieira (Nead – UFSJ)
  • Roseli K. Shiroma (UFSJ)
  • Saloméa Gandelman (Unirio)
  • Vilma Carvalho de Souza (Biblioteca da FAFICH - UFMG)
  • Ubirajara Cesário (NTINF - UFSJ)
Entrar Créditos