Memória

Programa de Rádio | Pontos de mutação 3 - O Barroco e o Rococó

Pontos de mutação: a história da música segundo H. J. Koellreutter - Programa 3 - O Barroco e o Rococó

Koellreutter apresenta chaves para a compreensão dos estilos, seja por relações causais e agrupamentos, seja por “cortes súbitos” provocados pelo aparecimento de novas manifestações.

Rádio Cultura FM
Ficha técnica original:

Produção musical: José Roberto Prazeres
Idealização e coordenação de projeto: Regina Porto
Supervisão: Irineu Guerrini Jr.
Edição: Adriana Braga
Sonoplastia e montagem: Jonas Bicev, Sebastião Marciano e Osvaldo Silva

“A história da música é a história dos estilos musicais. Como a história de qualquer segmento artístico, ela consiste numa série de manifestações contendo algumas características permanentes – as chamadas constantes históricas – e alguns elementos de mudança contínua.” - Hans-Joachim Koellreutter

Pontos de Mutação: a história da música ocidental por H. J. Koellreutter é uma série de audições comentadas que pontuou a programação musical da Cultura FM no dia 1º de setembro de 1995. Por ocasião de seus 80 anos, as ideias do professor estiveram presentes durante todas as 20 horas de transmissão (até 1996, a emissora era transmitida das 6h da manhã às 2h da madrugada).

Aqui, Koellreutter apresenta algumas chaves para a compreensão dos estilos, seja por relações causais e agrupamentos, seja por “cortes súbitos” provocados pelo aparecimento de novas e diferentes manifestações.

“Entendo por estilo a soma total de características distintas ou semelhantes que ligam um trabalho de arte a um grupo particular distinguindo-o de outros”, esclarece o professor.

(Texto e informações técnicas disponibilizadas no site da Rádio Cultura FM)


Documentos Sonoros e Audiovisuais | Acervo Koellreutter, 2019
Projeto Koellreutter 100 Anos: Música, ensino e memória
Apoio: Rumos Itaú Cultural
Entrar Créditos