Memória

Documentos Sonoros | Koellreutter Plural | 03 Cantos de Kulka

Álbum: Koellreutter Plural
Faixa: 3 (CD)

Cantos de Kulka | H. J. Koellreutter
Poemas de Georg Kulka
Mezzo soprano e piano

An den Mond - À Lua
De Pronfudis - De Profundis
Nicht Neues - Nada de Novo
Die Welt verzichtet - Renuncia o Mundo

Margarita Schack, mezzo soprano
Nélio Porto, piano

CANTOS DE KULKA (1964)

"Cantos de Kulka" (Kulka-gesänge) foram compostos na Alemanha e baseiam-se na poesia do poeta expressionista austríaco Georg Kulka. Koellreutter os dedicou à sua esposa, a cantora Margarita Schack. A composição compreende: I. "An den Mond", II. "De Pronfudis", III. "Nicht Neues" e IV. "Die Welt verzichtet", e possui além da versão para soprano e piano (ed. pela Ed. Modern, Munique, 1966), uma versão para soprano e orquestra (com dois pianos).

Nesses Cantos a voz não é mais aquele meio de expressão que floreia entre os espaços estritos do pentagrama, num ritmo regular e previsível. Ela é o transcendente instrumento, ancestral e atualíssimo que dispõe momentos de tempo nas múltiplas posições do espaço. Voz que plaina aperspectivicamente sobre as expectativas, subverte as formas consagradas de apresentação das ideias musicais.

Ensaio serial (ordem serial de gestaltes) e planimétrico, como designa o próprio compositor, não há mais aqui contraponto, harmonia, ou qualquer forma de estruturação tradicional. Música resultante de articulações de expectativas, as aparições sonoras são como um dado no jogo de surpresa/frustração, camufladas que estão pelo fio condutor do silêncio.

Nesse ano Claudio Santoro, um de seus mais representativos alunos, que desde 1948 havia decisivamente abandonado a atonalidade e o dodecafonismo - apreendidos com Koellreutter - em favor do nacionalismo folclórico e romântico - encabeçado por Villa-Lobos -, retorna ao serialismo com sua Sonatina no. 2, para piano, lançando-se assim numa fase de re-alinhamento com as vanguardas estéticas de seu momento, que se estenderá até o final de sua produção.

Texto de Carlos Kater extraído do encarte do CD.


Koellreutter Plural
Centro Experimental de Música do Sesc

Coordenação Geral: Mário Damieli, Laura Maria Casali Castanho
Coordenação Técnica do Projeto: Walter Macedo Filho, Sérgio Pinto
Produção: Walter Macedo Filho, Sërgio Pinto, Gisele Cruz, Cecília Valentim, Gerson Frutuoso, João Maurício Galindo, Leonel Dias, Ronaldo Formiga, Magda De Feo Celli, Arlindo Tomino, Gilberto de Almeida, Marimar Chimenes Gil, Maria Teresa La Macchia, Norma Neme, Anna Ignez Vianna, Davi de Brito, Fabiana Gomes Cirqueira
Engenheiro de Gravação: Pedro Campi
Gravação: Estúdio do Centro Experimental de Música do Sesc
Superintendência Técnico Social: Departamento de Arte
Projeto Gráfico: Eron Silva
Arte: Cristina Tobias, Cristina Miras, Marilu Donadeli, Cláudia Resende, Waldemar Bueno
Gravuras: H. J. Radeloff
Foto: Wilton Montenegro
Setembro de 1995


Documentos Sonoros e Audiovisuais | Acervo Koellreutter, 2019
Projeto Koellreutter 100 Anos: Música, ensino e memória
Apoio: Rumos Itaú Cultural
Entrar Créditos