Memória

Documentos Sonoros | H. J. Koellreutter | 01 Música 1941

Álbum: H.J.Koellreutter
Faixa: 1 (Lado A - LP)

Música 1941 | H. J. Koellreutter

Beatriz Román, piano

A forma da Música 1941 para piano nasce da seguinte série de 12 sons, geradora de unidades estruturais submetidas a um processo de transformação permanente. O princípio de estruturação, no entanto, não é o ortodoxo da composição dodecafônica. Assim tirei proveito, por exemplo, de uma série derivada, que está para a original como a escala cromática para o círculo das quintas. Acontece, porém, que essa série nunca aparece na íntegra.

Em Música 1941 tudo é diferente e, ao mesmo tempo, igual. A composição consiste de três movimentos; no fundo, planas ondulatórios, nos quais o contraste tradicional entre os sons e o espaço em que estes ocorrem parece ser superada. É que a série, presente nas três partes, atua como médium contínuo, igualando em nível e unificando as unidades estruturais (gestalten). Estes surgem como matéria sonora acidentalmente condensada, num vaivém constante, evitando qualquer tipo de individualização, dissolvendo-se na atmosfera que os cerca, e tendendo a um idioma de caráter elementarista — que caracterizaria meus trabalhos posteriores — e aos princípios de uma estética relativista do impreciso e paradoxal que alicerçaria tudo que escrevi a partir de 1960.

A primeira audição absoluta desta obra, se deu em Buenos Aires, em 1942 na interpretação de Juan Carlos Paz, renomado compositor argentino.

(Texto de H. J. Koellreutter extraído do encarte do LP)


Edição da fita no Estúdio Tacape, SP, 28/02/1983
Matrizado na Tapecar, RJ, 04/03/1983
Montagem e supervisão de edição: Conrado Silva
Fotografia: Param Vir
Arte-final: Roberto Mainieri
Filmes de Polychrom, SP
Edições Tacape - São João del-Rei, MG, Brasil, 1983


Gravação digitalizada a partir do disco de vinil do Acervo Koellreutter por Marcos Filho em 2018 utilizando um Toca discos Audio-Technica AT-LP120 e softwares de restauro da Waves.

Documentos Sonoros e Audiovisuais | Acervo Koellreutter, 2019
Projeto Koellreutter 100 Anos: Música, ensino e memória
Apoio: Rumos Itaú Cultural
Entrar Créditos