Memória

Documentos Sonoros | H. J. Koellreutter | 02 Yugen

Álbum: H.J.Koellreutter
Faixa: 2 (Lado A - LP)

Yügen (1970)

Ensemble Nipponia, Tokio

Yugen ou Yü foi escrito durante a minha permanência no Japão, para o excelente grupo instrumental Ensemble Nipponia orientado pelo compositor Minoria Miki. Yugen não é apenas a musicalização de quatro haiku de Matsuo Bashô. A forma de toda a peça obedece aos princípios formais desse gênero da poesia japonesa, em que — segundo Satoshi Tanaka — "o artista se concentra em um único objeto concreto, ou ocorrência, como símbolo que sugere algo, que está oculto algum lugar, na profundidade."
O haiku é um poema curto, que consiste em 3 versos de 5, 7 e novamente 5 sílabas aditivamente justapostas, "apresentando um conteúdo bem mais profundo do que muitos romances verborrágicos”. Não há, no haiku, uma sequência causal lógica. Parece que o poeta anotou indiscriminadamente várias ideias, nascidas por acaso; o leitor, de seu lado, sente uma progressão de conceitos por saltos, cuja conclusão, com frequência, é surpreendente.
Assim como, no haiku, 17 silabas distribuem-se entre 7 palavras, em Yugen 17 signos musicais distribuem-se entre 7 unidades estruturais ("gestalten"). E a relação entre as sílabas 5/7/5 no poema corresponde à relação 15/21/15 das gestalten; ou seja, uma relação de valor três vezes maiores.
Como o haiku, também Yugen é baseado numa estrutura básica global: não há dualidades opostas, que parecem se excluir mutuamente, como meios de expressão. Como nas outras peças deste disco, não há consonâncias e dissonâncias, tempos fortes e fracos, trechos temáticos antitéticos, melodia e acorde, harmonia e contraponto. Há apenas sons curtos e longos, assim como planos que formam uma espécie de contínuo sonoro — se considerarmos que silêncio é som também —, cuja ordem é a-harmônica, ou seja, transcendendo às proporções harmônicas.
A palavra Yügen significa profundidade e é um dos conceitos básicos da estética tradicional do Japão: o som, devido ao espaço deixado pelo silêncio, desdobra sua força de propagação, sugerindo um presente infinito, mas limitado... Silêncio não é apenas ausência de som, mas também monotonia, reverberação, austeridade, delineamento — em lugar de definição —, ausência de ostentação, ou seja, o gerador de um espaço que permite a auto realização, serenidade, tranquilidade, reflexão intensa, concentração, equilíbrio e estabilidade mental e emocional.
Yugen é expressão sem expressão, uma oração íntima.

(Texto de H. J. Koellreutter extraído do encarte do LP)


Edição da fita no Estúdio Tacape, SP, 28/02/1983
Matrizado na Tapecar, RJ, 04/03/1983
Montagem e supervisão de edição: Conrado Silva
Fotografia: Param Vir
Arte-final: Roberto Mainieri
Filmes de Polychrom, SP
Edições Tacape - São João del-Rei, MG, Brasil, 1983


Gravação digitalizada a partir do disco de vinil do Acervo Koellreutter por Marcos Filho em 2018 utilizando um Toca discos Audio-Technica AT-LP120 e softwares de restauro da Waves.

Documentos Sonoros e Audiovisuais | Acervo Koellreutter, 2019
Projeto Koellreutter 100 Anos: Música, ensino e memória
Apoio: Rumos Itaú Cultural
Entrar Créditos